Cemitérios

Crematório

Novo Crematório do Caju

Além dos sete cemitérios, a Reviver administra também o melhor e mais moderno Crematório do Rio de Janeiro, o Novo Crematório do Caju. Localizado dentro da maior necrópole da cidade, no Caju, em meio à natureza, o novo crematório possui um espaço moderno para acolhimento às famílias enlutadas.

O projeto do novo crematório foi assinado e coordenado pela neuroarquiteta Crisa Santos. Instalado numa área verde com projeto paisagístico, foi totalmente revitalizado e modernizado para a ressignificação do processo de luto. A nova estrutura possui espaço gourmet, um hall bastante confortável com jardim vertical, capelas premium climatizadas e equipadas com recursos audiovisuais para despedidas e cerimonial opcional para auxiliar nas homenagens especiais, além de uma equipe de atendimento preparada para receber todas as famílias com acolhimento, de forma humanizada e cuidadosa.

A cremação, além de econômica e prática, tem sido uma opção cada vez mais utilizada em diversas partes do mundo por apresentar inúmeras vantagens. Seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade e legislação, o Novo Crematório do Caju realiza o procedimento de cremação fazendo uso de tecnologia que não gera qualquer tipo de odor ou fumaça.

Além da infraestrutura moderna, o crematório também conta com um amplo portfólio de urnas para cinzas que vão desde modelos feitos a partir de liga de bronze, até urnas hidro&ecológicas, utilizadas para plantio de uma muda de árvore, como também, homenagens no mar ou em rios. As urnas podem ser facilmente transportadas ou guardadas em columbários.

Endereço

Rua Carlos Seidl, 1281 - Caju

Contato

(21) 3890-3924 | (21) 99936-3398

Cemitério

São Francisco Xavier (Caju)

Oficialmente fundado em 18 de outubro de 1851, no mesmo local onde já existia um cemitério de escravos desde 1839, o Cemitério São Francisco Xavier é um dos locais históricos para se conhecer no Rio de Janeiro, sendo o maior das diversas necrópoles que compõem o conjunto popularmente conhecido como Cemitério do Caju. Localizado no bairro do Caju, é o maior e mais tradicional cemitério do Rio de Janeiro, com 441mil m², sendo assim um dos maiores do Brasil.

Por se tratar de um local histórico e o cemitério mais tradicional do Rio, podemos encontrar, entre capelas, mausoléus e sepulturas de grandes nomes da nossa história recente sepultados no local como Noel Rosa, Bezerra da Silva, Jerry Adriani, Tim Maia, Jamelão, Carlos Miele, Bezerra de Menezes, Pedro de Lara, Cartola, entre outros, bem como personalidades do império ali sepultadas ao longo de toda metade do século XIX.

Administrado pela Concessionária Reviver desde 2015, o Cemitério São Francisco Xavier vem passando por diversas melhorias e modernização. Em 2019 iniciou-se a revitalização dos seus espaços com projeto paisagístico da Neuroarquitata Crisa Santos. Além de um novo e moderno velário na aleia principal, o cemitério ganhou também a instalação de um Painel de Mensagens, espaço pensado e dedicado para aqueles que desejam expressar sua saudade dos entes queridos.

Em meio à natureza, com diversas espécies de pássaros e uma rica flora com espécies de árvores nativas, árvores frutíferas e arbustos, o Cemitério do Caju mistura uma arquitetura histórica e moderna. Um dos destinos históricos para se conhecer na cidade.

Personalidades que fizeram a História e a Cultura do Rio sepultados no Caju

Músicos:
Noel Rosa, Tim Maia, Paulo Sérgio, Agepê, Waldick Soriano, Dolores Duran, Emilinha Borba, Orlando Silva, Jamelão, Cartola, Dona Zica, Dona Neuma, Elizeth Cardoso, Ernesto Nazareth, Claudinho, Sinhô, Patápio Silva, Medeiros de Albuquerque.

Atores e Atrizes: Procópio Ferreira, Sérgio Pedro Corrêa de Britto, Zezé Macedo, Pedro de Lara, Wilza Carla, Cláudio Correia e Castro.

Médicos, Escritores, Poetas e Benfeitores: Bezerra de Menezes, Cruz e Souza, Artur de Azevedo, Fernando Barbosa Lima, Pedro Nava, Antônio Pereira Passos, Ana Neri.

Autoridades do Império e da República: Manuel Deodoro da Fonseca, Presidente Figueiredo, José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, Souza Aguiar, Mascarenhas de Moraes, Marechal Zenóbio, Marechal Hermes, Henrique Teixeira Lott, Barão de Mangaratiba, José do Patrocínio, Guilherme Capanema, o Barão de Capanema.

Endereço

R. Monsenhor Manuel Gomes, 155 - Caju, Rio de Janeiro - RJ. CEP: 20.931-670

Contato

21 3860-6929(24h) | 21 3890-0391 | 3860-5779 | 3860-9206 | 2585-1262

Cemitério de

Guaratiba

O Cemitério de Guaratiba é um dos treze cemitérios públicos da cidade. Com uma área bem ampla, possui esculturas diversificadas e um ótimo padrão de atendimento.

Em 2020 o cemitério passou por uma grande e recente revitalização. É um dos mais bonitos da cidade, com fácil acesso a partir da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

A Reviver tem promovido ações e serviços que garantam a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, exemplo disto é o Cemitério de Guaratiba que possui uma natureza exuberante, mas que por vários anos esteve interditado podendo sepultar ali apenas nos jazigos perpétuos que lá já existiam. Após a administração da Reviver, a partir do ano de 2020, a Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou no local a construção de novos jazigos, desde então o Cemitério de Guaratiba tem recebido investimentos em obras de revitalização e ampliação de valorização e ressignificação do espaço.

DADO HISTÓRICO:

Muito nos honra abrigar no Cemitério de Guaratiba o jazigo perpétuo do Paisagista Roberto Burle Marx, sepultado em 04 de junho de 1994 no Jazigo Perpétuo nº 7 da Aleia Principal.

Paisagista renomado internacionalmente, Burle Marx foi o responsável por ter introduzido o paisagismo modernista no Brasil e um dos primeiros a utilizar plantas nativas brasileiras em seus projetos. Seu trabalho teve uma grande influência mundialmente no design de jardins tropicais no século XX, sendo que jardins aquáticos foram um tema popular em suas obras. Burle Marx foi uma das primeiras pessoas a pedir a conservação das florestas tropicais do Brasil .

Tendo sido Burle Marx morador ilustre da Ilha de Guaratiba onde instalou o seu sítio, propriedade em que morou e produziu nos seus últimos anos e que reúne um dos mais importantes acervos de plantas vivas do mundo, num ambiente que sintetiza a vida e o espírito criativo desse grande artista e paisagista, o Cemitério de Guaratiba que avizinha ao seu sítio, abriga os seus restos mortais.

Endereço

Estr. da Ilha, 1575 - Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ, 23020-230

Contato

21 3365-3971

Cemitério de

Ricardo de Albuquerque

O Cemitério de Ricardo de Albuquerque, está localizado na Estrada Marechal Alencastro, dentro da Vila Militar , zona norte do Rio de Janeiro. Suas terras pertenciam ao engenho Nossa Senhora de Nazaré, dos herdeiros do capitão Bento de Oliveira Braga.

Desde 2016 o Cemitério vem recebendo investimentos contínuos em obras de ampliação e revitalização e construção de Jazigos verticais para ampliar o número de vagas ofertadas à população do Município do Rio de Janeiro, mantendo a preocupação da Reviver com a sustentabilidade.

O Cemitério de Ricardo de Albuquerque possui segurança 24h, atendimento funerário e oferta de serviços como benfeitoria, zeladoria para jazigos e outros. A administração e as capelas foram revitalizadas e modernizadas e tem ainda o projeto de construção de uma Capela Premium, projeto da neuroarquiteta Crisa Santos.

DADO HISTÓRICO:

Na Quadra 23 do Cemitério de Ricardo de Albuquerque o Grupo Tortura Nunca Mais /RJ localizou o destino de mais de 2.000 brasileiros sepultados como indigentes entre os anos de 1970 e 1974. Dentre eles, quatorze militantes políticos assassinados por se oporem à ditadura militar, imposta ao povo brasileiro em 1964. Nesta área foram inumados os restos mortais desses quatorze militantes e ergueu-se um monumento a cada um e o Monumento Tortura Nunca Mais/RJ com o nome, partido e data de nascimento e morte de cada um deles.

Endereço

Estr. Mal. Alencastro, 1743 - Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro - RJ, 21625-000

Contato

21 2457-4206 | 21 2457-0742

Cemitério da

Ilha do Governador

Localizado na Ilha do Governador, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, na parte ocidental da Baía de Guanabara, o Cemitério da Ilha do Governador, tradicionalmente conhecido pela população como Cemitério da Cacuia, é a única necrópole da Ilha desde a sua inauguração, em janeiro de 1904, ocupando aproximadamente um quarteirão do bairro. Os moradores locais mantém como tradição a realização de sepultamentos no cemitério do bairro. As sepulturas se organizam paralelamente e isso faz com que a necrópole disponha de uma capacidade maior de jazigos. Nas sepulturas poderão ser contratados os serviços de: Limpeza; Revestimento em mármore ou granito; Cabeceiras; Lápides; Foto Porcelana.

Como em todos os cemitérios administrados pela Reviver, o Cemitério da Ilha do Governador vem recebendo investimentos contínuos em obras de ampliação e revitalização e construção de Jazigos verticais para ampliar o número de vagas ofertadas à população do Município do Rio de Janeiro, mantendo a preocupação da Reviver com a sustentabilidade.

Endereço

Endereço: Estr. da Cacuia, 460 - Cacuia, Rio de Janeiro - RJ, 21921-000

Contato

21 3366-0193

Cemitério de

Santa Cruz

O Cemitério Santa Cruz, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro é um dos mais antigos da região, com mais de cem anos de existência. Neste cemitério os jazigos são paralelos uns dos outros, para facilitar a localização de quem for visitar um túmulo de um ente querido.

A administração do Cemitério Santa Cruz foi modernizada e totalmente revitalizada. O Cemitério dispõe de duas amplas salas para despedidas e homenagens póstumas. Como em todos os cemitérios administrados pela Reviver, este cemitério também vem recebendo investimentos contínuos em obras de ampliação e revitalização e construção de Jazigos verticais para ampliar o número de vagas ofertadas à população do Município do Rio de Janeiro, mantendo a preocupação da Reviver com a sustentabilidade.

Endereço

Rua da Verdade, s/n - Santa Cruz, Rio de Janeiro - RJ, 23555-135

Contato

21 3157-0752

Cemitério do

Murundu (Realengo)

O Cemitério do Murundu, também chamado de Cemitério de Realengo, é bastante conhecido no Rio de Janeiro. Está situado próximo à Estação Padre Miguel e do Morro do Murundu. Muito procurado pelas famílias por conta de sua localização e ampla infraestrutura, o cemitério dispõe de uma área extensa e está situado próximo a pontos importantes da cidade.

O cemitério é conhecido por abrigar túmulos antigos e seguir o tradicional modelo de sepultamento, com jazigos abaixo do solo, exatamente por ter sido fundado e inaugurado no século passado. Tem recebido obras de ampliação, revitalização e construção de blocos de jazigos verticais para garantir maior oferta de número de vagas à população do Município do Rio de Janeiro, mantendo a preocupação da Reviver com a sustentabilidade.

Endereço

R. Murundu, 1140 - Padre Miguel, Rio de Janeiro - RJ, 21775-510

Contato

21 2401-2420

Cemitério de

Paquetá

O Cemitério de Paquetá também é conhecido como Cemitério Santo Antônio fica localizado em uma das ruas principais da Ilha de Paquetá. Tem área total de 25.000 m² e cerca de 10.400 m² que são ocupados por irmandades religiosas. Cemitério tradicional composto por capelas de pedras, mausoléus e sepulturas padronizadas.

Foi inaugurado em meados do século XIX e abriga o Mausoléu da Marinha, em homenagem aos seus mortos na Revolta da Armada. É considerado patrimônio histórico, arquitetônico e cultural por sua antiguidade e pelos homens ilustres, tanto a nível municipal quanto nacional, que lá estão sepultados, além da beleza arquitetônica do local. O seu tombamento foi realizado pelo CONDEPASA, instância municipal, em 1998 e consta que o tombamento abrange o Portal Monumental com inscrição em latim; o traçado da circulação interna; Capela do Santo Cristo com peças sacras e os túmulos: Cemitério dos Estrangeiros em Santos. No portal do cemitério está colocada a inscrição: “In Pace Idpsum Dormian Et Requiescam” – “Descansem em paz os que dormem eternamente”.

Lá estão sepultados o Dr. Martins Fontes, o historiador e pintor Benedito Calixto, Joaquim Xavier da Silveira, o poeta Vicente de Carvalho Quintino de Lacerda, Paulo Gonçalves, Cleóbulo Amazonas Duarte, Fábio Montenegro, Renata Agondi, Francisco Martins dos Santos, João Gomensoro Wandenkolk (o mais procurado no dia de Finados, por dizerem ser santo, Ana Franco Maylasky, Carlota Patusca Guimarães, Francisco Martins dos Santos, Henrique Armando de Azevedo, José Serafim Cardoso, Manoel Joaquim Ferreira Neto, Maria Carlota Porchat de Assis, Maria Piedade de Souza e Costa, Rodolpho M. Guimarães, Silvino Alves Correa, Thomaz Antonio de Azevedo, Vicente Augusto de Carvalho, Ernesto Cândido Gomes, Jazigo da Família Macuco Borges, Antônio da Silva Azevedo Júnior, Antônio Bias da Costa Bueno, José Domingues Martins, Joaquim Xavier da Silveira, José Olímpio Lima, Benedito Calixto de Jesus, Carlos Augusto Vasconcelos Tavares, João Galeão Carvalhal, José Martins Fontes, Dr. Alamir Martins, Júlio Ribeiro.

Endereço

Rua Manoel Macedo 137 – Ilha de Paquetá

Contato

21 3397-1405

Sobre

Contato